auto, accident, vehicle

10 dicas de como agir em um acidente de trânsito

Este texto indica procedimentos que devem ser adotados imediatamente pelos nossos leitores ao se envolverem em um  acidente.

Um acidente de trânsito é sempre tão chocante que é quase impossível sabermos de pronto o que fazer, seja ao presenciarmos ou ao estarmos envolvidos. Geralmente, não é necessária mais do que uma fração de segundos para um acidente grave acontecer. Por isso, ao conduzir um veículo, nem mesmo os menores cuidados devem ser deixados de lado, pois eles podem, muitas vezes, evitar enormes prejuízos.

Quando, apesar dos cuidados tomados, acabamos nos envolvendo em um acidente de trânsito, a primeira coisa a se fazer é tentar manter a calma, na medida do possível, e falar imediatamente com seu advogado de confiança. Depois, seguir alguns passos pode fazer com que as consequências sejam minimizadas e a situação possa ser resolvida mais facilmente.

1) Pare o veículo e sinalize o local imediatamente

Não importa quão pequeno seja o acidente, pare imediatamente. Caso a batida de carro tenha sido leve, conduza o veículo para o acostamento: é uma infração grave do Código de Trânsito Brasileiro não retirar o automóvel da via quando possível. Sinalize a área imediatamente para que outros motoristas saibam o que houve e desviem. Preste socorro às vítimas, mesmo que sejam lesões leves, mas chame sempre o corpo de bombeiros ou ligue para o número da concessionária da via. Em casos com vítimas fatais, chame a polícia, que fará a perícia no local.

2) Dê e recolha informações

Informe seu nome, telefone e dados do veículo à polícia sempre que solicitado. Mesmo em batidas leves, procure oferecer seu contato ao outro motorista para que tudo seja resolvido e, claro, peça os dados dele também. Saber a placa do outro veículo envolvido é primordial. Se você bater em um carro estacionado e o dono não estiver por perto, deixe um bilhete com seus contatos. Aqui, mais uma vez, a educação é primordial.

3) Identifique as testemunhas

Pegue nomes e endereços de qualquer testemunha, para um eventual caso de disputa jurídica. Anote o nome, o número de registro e o batalhão policial no local, mesmo que eles deem o caso por encerrado.

4) Não discuta e não se altere

Em hipótese alguma perca a calma e comece a discutir com o condutor do outro veículo para verificar quem é o culpado. Ali não é lugar para isso.

5) Ligue para seu advogado imediatamente

Se a coisa for grave e o “clima esquentar”, ligue para seu advogado imediatamente. Ele irá saber como te orientar nesses assuntos, a fim de que você não seja prejudicado.

6) Chame a polícia ou vá até a delegacia

Se for um acidente de trânsito sério no qual alguém se feriu ou morreu, a polícia deve ser chamada imediatamente. Se não houver vítimas ou feridos, registre um boletim de ocorrência em uma delegacia ou na internet.

7) Chame socorro

Em caso de feridos, a primeira providência a ser tomada é chamar o socorro e aguardar a chegada da ambulância. Jamais deixe o local antes da chegada dos socorristas. Se o acidente for grave, não tente mover os feridos do local do acidente, pois isso pode agravar as lesões. Quando há morte no local, o próprio policial deve chamar o corpo de bombeiros para remover o corpo e adotar as atitudes necessárias à investigação do acidente.

8) Tire o máximo de fotos dos veículos e local do acidente

Pense rápido e, utilizando o seu celular ou o de seus acompanhantes, registre tudo que aconteceu por meio de fotos e vídeos. Isso poderá ser utilizado como prova a seu favor em um eventual processo judicial.

9) Avise seu corretor de seguros

Além de ligar para seu advogado de confiança, ligue também para seu corretor de seguros e conte como os fatos ocorreram. Eles irão lhe ajudar a resolver tudo, sem dor de cabeça e sem prejuízo financeiro.

10) Não acredite em histórias fantasiosas

Se a outra parte envolvida no acidente insistir para que as autoridades não sejam chamadas, desconfie. Não ceda, chame a polícia e/ou os fiscais do trânsito imediatamente.

Ficou com alguma dúvida? Será um prazer esclarecê-la. Somos um escritório de advocacia especialista nesse segmento. Fale com nossa equipe no Whatsapp agora mesmo (54 99924-1110) ou ligue (54 3286-1986) e agende um horário para conversarmos.

Estamos sempre à sua inteira disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima